O mês de novembro é marcado por uma importante campanha de saúde pública: o Novembro Azul, dedicada à conscientização e prevenção do câncer de próstata e ao cuidado integral da saúde do homem. Promovida em todo o Brasil, essa mobilização ganha destaque também na Política de Assistência Social e entre as ações do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS), que reforça a importância de sensibilizar os gestores e profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) sobre ações conjuntas com a Política de Saúde a respeito dos temas da saúde preventiva e da qualidade de vida.
O FNAS reconhece que, ao fortalecer as políticas de inclusão e desenvolvimento social, o SUAS também atua na promoção de um ambiente propício para que as questões de saúde e qualidade de vida sejam discutidas, inclusive os encaminhamentos à rede de saúde pública. A rede de Assistência Social tem papel importante na disseminação de informações sobre o Novembro Azul, apoiando a população masculina em situação de vulnerabilidade no acesso a orientações e serviços de saúde essenciais.
O Novembro Azul busca informar sobre o câncer de próstata e promover a conscientização para a prevenção de outras doenças que impactam a saúde do homem. Para os profissionais do SUAS, os serviços de apoio e diagnóstico precoce podem contribuir para que orientem os usuários sobre como buscar atendimento especializado para acessar seus direitos. A Política de Assistência Social fortalece, assim, o papel dos serviços de proteção social como uma rede de apoio integral que promove a qualidade de vida e o acesso a direitos dos seus usuários.
Durante o mês de novembro, o FNAS incentiva os profissionais e gestores do SUAS a apoiar a campanha, levando ações informativas para seus territórios e criando um ambiente em que os homens se sintam acolhidos para discutir sobre sua saúde.