Durante os dias 13, 14 e 15 de agosto de 2024, o Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), promoveu a Oficina para elaboração de passo a passo e tutoriais de operacionalização do Sistema BB Gestão Ágil. O evento foi sediado no Edifício Montes, em Brasília-DF, e contou com a presença do Diretor-Executivo do FNAS, José de Arimatéia Oliveira, coordenadores-gerais, e sete gestores representando cinco estados brasileiros.
Os gestores participantes foram Francisca de Oliveira P. Neta Castanheira e Maria Amélia Brito Araújo do estado de Tocantins; Francisco Paulo Pimenta Silveira do Ceará; Jilciara Jesus de Santana do Espírito Santo; Maria do Perpétuo Socorro Leão Cunha Lopes e Marli Vinagre da Costa do Pará; e Saulo Siqueira Santana de Alagoas. A mediação ficou a cargo de Fabio Santos de Gusmão Lobo, Coordenador-Geral de Prestação de Contas, com o apoio de Jamile Aparecida Castro de Souza, Coordenadora-Geral de Apoio Técnico; Pablo Wanzeller Pinheiro, Coordenador-Geral de Gestão de Transferências Voluntárias; e Marcelo Sebastião de Oliveira, Coordenador-Geral de Planejamento e Ações Integradas.
José de Arimatéia deu início ao evento destacando a importância da oficina para o futuro da prestação de contas no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). “É um momento pra gente muito precioso e muito caro, é um pontapé que a gente tá dando assim, de dizer, não tem mais pra onde correr, município, estado, tá aqui, o passo a passo pronto”, disse o Diretor-Executivo do FNAS. Essa fala reflete o compromisso do FNAS em avançar na modernização dos processos administrativos, ao garantir que estados e municípios estejam equipados com as ferramentas necessárias para uma gestão mais eficiente e transparente.
Também foi enfatizado o caráter colaborativo da oficina, destacando que a construção do novo modelo de prestação de contas não seria possível sem a contribuição ativa dos gestores presentes.“Com a ajuda de vocês a gente vai tá construindo esse passo a passo, esse processo todo”, afirmou Arimatéia. Essa abordagem colaborativa é fundamental para assegurar que as soluções desenvolvidas atendam às reais necessidades dos gestores locais, promovendo uma adaptação mais rápida e eficaz ao novo sistema.
A importância de compreender as etapas práticas de utilização do sistema, como o acesso com a Chave J e a categorização de documentos é essencial. “Nossa ideia com esse passo a passo, esse desenhar, de como é que eu entro com a Chave J? Como é que eu vou chegar lá nas contas do BB Gestão Ágil? Como é que eu vou categorizar? Como é que eu vou subir o documento fiscal? Eu acho que é isso que falta pro gestor, ele entender que essa é a nova geração da prestação de contas”, pontuou Arimateia. Segundo ele, essa nova geração será marcada por uma maior agilidade e clareza nos processos, o que facilitará não apenas a vida dos gestores, mas também o monitoramento e a transparência das ações financiadas com recursos públicos.
Ao longo da oficina, foram levantadas as principais dúvidas dos estados e municípios participantes. Essas questões foram abordadas em um passo a passo detalhado que vai servir de apoio para outros estados e municípios, contemplando processos como categorização, adição de documentos, ordens bancárias, faturas, dentre outros. Ao final da oficina foi apresentado o novo modelo do AgilizaSUAS.
Confira as fotos abaixo:
Segundo o Diretor-Executivo Arimatéia, a produção desse conteúdo foi uma construção coletiva que ficará marcada na história da assistência social no Brasil. “Quando os produtos estiverem prontos, a gente vai fazer as devidas referências. É uma produção coletiva, mas tá o nome de cada um de vocês, eu acho que é muito importante pra dizer que foram essas pessoas que iniciaram esse processo de transição do novo modelo de prestação de contas na assistência social, acho que isso é uma marca histórica”, afirmou.
Ao total foram feitos 18 vídeos curtos que em breve estarão disponíveis nos canais oficiais do FNAS para sanar a dúvida de todos os gestores, técnicos, contadores e demais atores envolvidos na prestação de contas que necessitarem de orientação.