FNAS participa do COMAC-SC e debate fortalecimento do SUAS para o futuro das cidades

No dia 6 de novembro de 2024, o Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) marcou presença no Congresso de Municípios Associações e Consórcios de Santa Catarina (COMAC-SC), cujo tema central foi “Governança rumo ao futuro das cidades”. Durante o evento, o diretor-executivo do FNAS, José Arimateia de Oliveira, destacou a importância do financiamento da assistência social e as perspectivas futuras, abordando estratégias fundamentais para os novos gestores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que assumirão a partir de 2025.

Na sua apresentação, Arimateia trouxe uma prestação de contas detalhada dos avanços e trabalhos realizados pela gestão federal. Ele também orientou os gestores sobre a aplicação responsável dos recursos destinados à assistência social, ressaltando a relevância de práticas transparentes e eficazes na administração dos fundos. Durante o discurso, o diretor-executivo introduziu as redes de informação do FNAS como canais de suporte direto, estimulando um diálogo contínuo com os gestores e estabelecendo uma agenda colaborativa entre os níveis de governo. 

A inserção do SUAS no debate sobre o futuro das cidades ressalta o papel fundamental da assistência social para a criação de cidades mais resilientes, justas e inclusivas. O Congresso de 2024 destacou que enfrentar os desafios climáticos, sociais e econômicos é uma responsabilidade compartilhada e que exige uma abordagem colaborativa entre as esferas públicas. Para a assistência social, o caminho rumo ao futuro das cidades passa pela implementação de políticas que combatam as vulnerabilidades e promovam a inclusão social.

O FNAS reafirma seu compromisso com uma gestão pública transparente e proativa, que inspire confiança e traga resultados concretos para as populações mais vulneráveis, contribuindo para a construção de um futuro mais justo e promissor para todos. Fortalecer a Política de Assistência Social é essencial na construção de uma sociedade onde as pessoas tenham acesso a direitos básicos e oportunidades de desenvolvimento humano.

Confira as fotos do evento:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *