Sobre o FNAS


O Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) constitui um dos pilares dentro da estrutura organizacional da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), esta que integra o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). O SNAS é o órgão responsável pela gestão nacional da política de Assistência Social e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). 

Criado por meio da Lei nº 8.742 de 7 de dezembro de 1993, o FNAS desempenha um papel crucial no âmbito da assistência social com inúmeros programas e projetos voltados para o desenvolvimento social. O principal objetivo é proporcionar recursos e meios para financiar o benefício de prestação continuada e apoiar serviços, programas e projetos de assistência social.

Em suma, a atuação do FNAS é essencial para a consolidação de uma sociedade mais justa, solidária, inclusiva e alinhada aos princípios de equidade. Como parte integrante do aparato governamental voltado para a assistência social, o FNAS busca assegurar o acesso de todos os cidadãos brasileiros em situação de vulnerabilidade econômica aos programas de inclusão social e desenvolvimento humano.