SNAS e FNAS prorrogam prazo para preenchimento do AgilizaSUAS referente à prestação de contas de 2024
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), por meio da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), publicou a Portaria nº 100/2025, que prorroga o prazo para os gestores da assistência social preencherem o sistema AgilizaSUAS, referente à prestação de contas do exercício de 2024, até 31 de dezembro de 2025.
A medida altera o prazo estabelecido anteriormente pela Portaria SNAS/MDS nº 87/2025, que previa o encerramento em 30 de outubro de 2025, e agora unifica o prazo com o do envio do parecer dos Conselhos de Assistência Social, conforme disposto no artigo 83 da Portaria MDS nº 1.043/2024.
A prorrogação foi recomendada pela Diretoria-Executiva do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS), em virtude das dificuldades técnicas de integração entre os sistemas BB Gestão Ágil, do Banco do Brasil, e o AgilizaSUAS, que ainda passam por ajustes de sincronização das informações.
O FNAS está trabalhando junto à Subsecretaria de Tecnologia da Informação (STI) e acompanhando diariamente as questões relativas à migração dos dados, que impactaram o envio das informações por parte de gestores municipais, estaduais e do Distrito Federal, dentre outras ações necessárias para o efetivo funcionamento do sistema.
Com a nova definição, nenhum ente federado será prejudicado por questões técnicas, garantindo mais tempo para o correto preenchimento dos dados e a regularização das informações.
O FNAS reforça que o AgilizaSUAS representa um avanço na modernização e transparência das prestações de contas, permitindo o acompanhamento em tempo real da execução dos recursos transferidos na modalidade fundo a fundo.
Acesse a Portaria nº 100/2025 clicando aqui.