FNAS atualiza critérios e fluxo de concessão do Selo FNAS – Edições 2025 e 2026
Decorrente das alterações do prazo de lançamento da prestação de contas, conforme divulgado na Portaria SNAS/MDS nº 132, de 4 de dezembro de 2025, e visando que nenhum ente seja prejudicado por problemas apresentados pelos sistemas disponibilizados pelo MDS, o Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) optou por adequar os critérios para a edição 2025 do Selo FNAS – Compromisso com o SUAS, Proteção para Nossa Gente.
Diante disto, o FNAS atualizou os critérios e o fluxo de concessão do Selo FNAS 2025, adequando o processo às mudanças recentes, lembrando que permanece necessária a comprovação da execução orçamentária mínima de 50% e o envio do Quadro de Detalhamento de Despesas (QDD) até dia 31 de dezembro de 2025.
A reorganização dos critérios de apuração devido a publicação do normativo, para o Selo da edição de 2025 passam a ser:
- Envio do Quadro Detalhado de Despesa (QDD):
O QDD deve ser enviado ainda em 2025, até 31 de dezembro de 2025. A apuração dos dados será realizada a partir de janeiro de 2026, referente ao exercício de 2025; e - Execução mínima dos recursos:
Percentual exigido de 50% do valor recebido no exercício.
No fluxo anteriormente adotado, a concessão do Selo FNAS vinculava também a Execução financeira (AgilizaSUAS 2025) e o Preenchimento do AgilizaSUAS, o que não será mais considerado para esta edição.
Concessão do Selo FNAS 2025:
A concessão ocorrerá em março de 2026, após conclusão das verificações.
Para o Selo da edição de 2026, serão considerados os critérios:
- Envio do Quadro Detalhado de Despesa (QDD);
- Execução mínima dos recursos:
Percentual exigido de 50% do valor recebido no exercício; - Execução financeira – AgilizaSUAS 2026:
A apuração da execução financeira, referente aos meses de janeiro a novembro de 2026; - Preenchimento do AgilizaSUAS: dos anos de 2024 e 2025 com parecer com Conselho de Assistência Social.
Reforçamos aqui que a execução financeira e o preenchimento da prestação de contas de 2024 e 2025 no AgilizaSUAS serão critérios obrigatórios para a edição de 2026.
Concessão do Selo FNAS 2026:
A concessão ocorrerá em dezembro de 2026, após conclusão das verificações.
Isto é, os critérios iniciais para concessão do Selo FNAS – Compromisso com o SUAS, Proteção para Nossa Gente edição 2026 permanecem inalterados, como a exigência de 100% de preenchimento das informações no AgilizaSUAS, o envio bianual do QDD ao FNAS com a devida comprovação da alocação de recursos próprios, UG e UO específicas, além da aprovação dos Conselhos de Assistência Social na prestação de contas.
| SELO EDIÇÃO 2025 | SELO EDIÇÃO 2026 |
| Envio do Quadro Detalhado de Despesa (QDD) | Envio do Quadro Detalhado de Despesa (QDD) |
| Execução mínima dos recursos – 50% | Execução mínima dos recursos – 50% |
| Execução financeira – AgilizaSUAS 2026 | |
| Preenchimento do AgilizaSUAS dos exercícios de 2024 e 2025 com parecer com Conselho de Assistência Social. |
Esta reorganização, reforça o compromisso da gestão com a transparência e busca alinhar a certificação às realidades vividas por estados e municípios, sem abrir mão da responsabilidade na execução dos recursos públicos consolidando-se como um marco para o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social em todo o país.
A participação de todos os estados e municípios neste processo garante o reconhecimento de um trabalho qualificado, que cumpre com os normativos e com o objetivo da Política de Assistência Social em todo território brasileiro.
Com o esforço e a dedicação de todos os envolvidos com o SUAS é possível a assistência social estar ao alcance de cada pessoa que dela necessita. Somente com a boa execução dos recursos transferidos e o cuidado de todos os profissionais podemos garantir dignidade de direitos, acolhimento e um futuro melhor à população mais vulnerável.
Participe para continuar escrevendo o seu nome na história do SUAS!
Mais informações fique atento aos canais oficiais do FNAS.







