Materiais de Apoio

Caderno de Apoio Técnico Integrado Sobre Execeução dos Recursos do SUAS: Clique aqui para acessar

Guia de Orientações da Portaria MDS Nº886, de 10 de maio de 2023: Clique Aqui para acessar

Projetos Arquitetônicos CRAS e CREAS: Clique aqui para acessar

Apresentações


CONGEMAS NACIONAL 2022

Cursos


Portal de Capacitação do Ministério da Cidadania

Portal do Senado

O Senado Federal disponibiliza em seu Portal uma série de vídeos e cursos gratuitos que tem por objetivo tornar mais amigável a compreensão do Orçamento Público desde sua pactuação até seu monitoramento.

Basta acessar os links abaixo:

Orçamento Fácil

Objetivo: Um jeito simples de conhecer o orçamento público.

Introdução ao Orçamento Público

Objetivo: Proporcionar conhecimentos básicos, na modalidade a distância, para o entendimento do processo orçamentário no âmbito das Unidades da Federação e contribuir para o desempenho das atividades relacionadas a essa matéria no setor público.

Ética e Administração Pública

Objetivo: Conceituar e contextualizar a Ética e sua importância para o indivíduo, o cidadão e a Administração Pública.

Gestão Estratégica com foco na Administração Pública

Objetivo: Ressaltar a importância do planejamento estratégico com foco na Administração Pública sob a visão de Michael Porter; Definir planejamento estratégico sob a visão de Henry Mintzberg.

Modalidades, Tipos e Fases da Licitação

Objetivo: Os processos de aquisição de bens e serviços na esfera pública necessitam cumprir ritos que possam estar adequados aos princípios constitucionais da administração pública. Além disso, as tecnologias de informação e comunicação têm contribuído para transparência, isonomia e celeridade desses processos.  O propósito deste curso é promover o acesso ao conhecimento técnico relativo às normas que disciplinam a compra de bens pela Administração Pública, bem como a celebração de contratos com terceiros.

Licitação e Contratos Administrativos

Objetivo: Proporcionar o conhecimento da legislação concernente a licitações e contratos administrativos no setor público.