Nota Explicativa do AgilizaSUAS

Prezados usuários do AgilizaSUAS,

Como é de conhecimento geral, a migração para o AgilizaSUAS das informações de prestação de contas preenchidas no BB Gestão Ágil tem enfrentado problemas de implementação, tendo como consequência o apontamento de pendências de preenchimento e a impossibilidade de sua finalização.

Em vista disso, o Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS), em conjunto com a Subsecretaria de Tecnologia da Informação (STI) e o Banco do Brasil (BB), tem envidado esforços para regularização dos dados no AgilizaSUAS, de forma a trazer a fidedignidade das informações prestadas pelos entes federados e, portanto, o sistema deixar de comunicar a existência de pendências quanto ao preenchimento do aplicativo BB Gestão Ágil.

Solicita-se que as gestões mantenham as informações preenchidas no ambiente do BB Gestão Ágil, que representa cerca de 90% de todos os dados requeridos para a prestação de contas. Uma vez regularizada a comunicação entre os sistemas, nenhuma informação será perdida.

Ressalta-se que os entes federados não serão prejudicados por problemas apresentados pelos sistemas disponibilizados pelo MDS, estando o FNAS acompanhando e buscando soluções tempestivas para os problemas relatados.

Considerando o pouco tempo restante para o término do prazo estipulado na Portaria SNAS nº 100, de 10 de outubro de 2025, informamos que a PORTARIA SNAS/MDS Nº 132, DE 4 DE DEZEMBRO DE 2025, estendeu as datas finais para preenchimento e envio das prestações de contas e dos pareceres do conselho. Os novos prazos serão:

  • Até 1º de março de 2026, para o preenchimento e envio das informações por parte dos gestores; e
  • Até 30 de abril de 2026, para preenchimento e envio do parecer do conselho.

GESTORES E CONSELHOS FIQUEM ATENTOS: OS NOVOS PRAZOS PARA A PRESTAÇÃO DE CONTAS DE 2024 SE UNIFICAM COM AS DATAS E PRAZOS DA PRESTAÇÃO DE CONTAS DE 2025, PORTANTO, FIQUEM ATENTOS PARA AMBOS OS EXERCÍCIOS.

Visando a melhoria da relação entre o FNAS e os gestores e conseguir tanto atender quanto resolver mais rapidamente os problemas enfrentados no AgilizaSUAS, estamos abrindo canais de comunicação dedicados para um melhor direcionamento e tratamento das demandas. Teremos a disposição dos usuários do sistema um número de Whatsapp e uma nova caixa de e-mail, exclusivo para tratar sobre a prestação de contas. Incrementamos ainda a equipe de atendimento aos entes federados, para que as respostas sejam em tempo razoável.

ATENDIMENTO AGILIZASUAS

IMPORTANTE: OS GESTORES, AO ENCAMINHAR SUA DEMANDA, RELATANDO ERROS APRESENTADOS NO SISTEMA, DEVERÃO INCLUIR IMAGENS E/OU VÍDEOS EVIDENCIANDO A FALHA, DEIXANDO O NOME, TELEFONE DE CONTATO, DADOS DO MUNICÍPIO E UF. ESSAS MEDIDAS FACILITAM PARA A EQUIPE IDENTIFICAR E CORRIGIR O PROBLEMA REPORTADO E EM CASO DE DÚVIDAS FAZER CONTATO COM O RESPONSÁVEL PELA COMUNICAÇÃO PARA AUXILIAR OS TÉCNICOS DO FNAS.

O FNAS agradece a parceria de todos os gestores e conselheiros nesse 1º ano de vida do AgilizaSUAS, enriquecendo o projeto inovador que proporcionará um avanço na transparência e acompanhamento dos gastos públicos pela sociedade. Agradecemos ainda a compreensão dos usuários envolvidos com os problemas apresentados, sempre visando o aperfeiçoamento das ferramentas relacionadas ao financiamento do SUAS.

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