Orientações sobre o AgilizaSUAS e BB Gestão Ágil
A implantação do novo sistema AgilizaSUAS, que tem como objetivo modernizar a prestação de contas da Assistência Social, está enfrentando alguns desafios técnicos relacionados à migração de dados e instabilidade para acesso. A transferência das informações do BB Gestão Ágil para o AgilizaSUAS ainda está em andamento, o que tem dificultado o uso completo do sistema por gestores municipais e estaduais.
Diante do cenário atual, a orientação é que priorizem, temporariamente, o uso da plataforma BB Gestão Ágil, já que aproximadamente 90% das informações que compõem a prestação de contas da Assistência Social é realizada por meio dela. O foco no BB Gestão Ágil tem sido essencial para manter o fluxo de prestação de contas enquanto os ajustes necessários estão sendo feitos no AgilizaSUAS, tendo em vista que o prazo é até o dia 30 de setembro de 2025 para o lançamento das informações pelos gestores, e 31 de dezembro de 2025 para a manifestação do Conselho de assistência social.
A Subsecretaria de Tecnologia da Informação (STI), responsável pelo desenvolvimento do sistema, está empenhada em resolver os problemas com a maior brevidade possível. Técnicos da STI estão trabalhando em conjunto com os desenvolvedores do sistema para corrigir falhas de integração, garantindo a funcionalidade completa do novo sistema.
A expectativa do FNAS é que até agosto todos os problemas sejam solucionados, permitindo que o AgilizaSUAS funcione plenamente, como planejado, oferecendo uma interface mais moderna, ágil e integrada para o acompanhamento e prestação de contas dos recursos da Assistência Social.
Gostaríamos de ressaltar que estamos atentos e acompanhando de perto toda a evolução da situação, com o objetivo de evitar que ninguém seja prejudicado devido a problemas sistêmicos que possam impedir o preenchimento dentro do prazo. Já comunicamos a área responsável sobre as dificuldades enfrentadas e estamos empenhados em buscar uma solução para resolver a questão o mais breve possível.