Com a chegada de outubro, tem início a campanha Outubro Rosa, uma mobilização mundial para sensibilizar sobre a necessidade de prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Esta campanha é essencial não apenas para promover o autocuidado e a saúde, mas também para garantir que mulheres em situação de vulnerabilidade tenham acesso a informações e tratamentos adequados. O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e o Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) reconhecem a importância dessa campanha para toda sociedade.
A assistência social, por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados (CREAS), oferece apoio às famílias em vulnerabilidade, que por vezes enfrentam dificuldades de acesso a serviços essenciais como o de saúde. Além de fornecer informações, em parceria com a política de saúde, sobre o acesso aos exames preventivos, como a mamografia, a assistência social também apoia aquelas que já foram diagnosticadas, com a concessão, para as que possuem o perfil, do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e inserção em outros programas sociais.
O FNAS, em parceria com outras entidades, fortalece as políticas públicas de proteção social que viabilizam o acesso a direitos, especialmente para mulheres em comunidades mais vulneráveis para que estas não sejam privadas de acessá-los e tenham o suporte necessário durante o período de enfrentamento da doença.
Dessa forma, a assistência social possui papel essencial para a integração entre saúde e proteção social, especialmente em campanhas como o Outubro Rosa, o FNAS por meio do financiamento do SUAS contribui diretamente para o bem-estar de milhares de mulheres brasileiras e refugiadas.