Hoje, dia 1º de agosto, aconteceu a primeira edição do Fórum Internacional de Fundos Públicos de Saúde, realizada na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) em Brasília. O Diretor-Executivo do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS), José Arimatéia de Oliveira, participou do evento e apontou em sua fala a importância da capacitação, formação e assessoramento na gestão dos fundos públicos de saúde.
O Fórum, que reúne especialistas, gestores e representantes de diversos países da América Latina, tem como objetivo abordar os principais problemas e soluções desenvolvidas para o monitoramento, transparência e controle social na gestão dos recursos públicos de saúde. Além disso, o evento promove a difusão de boas práticas de gestão que incentivem a inovação na governança e a comprovação dos investimentos no setor público.
Arimatéia enfatizou que apenas repassar recursos não é suficiente para garantir eficácia e eficiência na utilização desses fundos. “A palavra capacitar, a palavra formar, a palavra assessorar, são questões que são cruciais para os fundos públicos que a gente tem. Não adianta a gente só repassar sem também fomentar o conhecimento pra que de fato o recurso tenha eficácia e eficiência”, afirmou.
Também foi destacada a necessidade de envolver o parlamento brasileiro nesse processo de discussão, já que eles desempenham um papel crucial na aprovação do orçamento. “Isso é muito importante que a gente também traga ao parlamento brasileiro, pra esse processo de discussão, porque no final das contas, quem faz a rubrica final do nosso orçamento são eles. Então a gente tem que trazer eles muito pra esse processo de diálogo”, disse Arimateia.
A participação do Diretor-Executivo do FNAS reforça a missão do Fundo Nacional de Assistência Social em promover a capacitação e o assessoramento técnico como pilares fundamentais para uma gestão eficiente dos recursos públicos. Essa abordagem visa não apenas a correta aplicação dos recursos, mas também o fortalecimento das políticas de assistência social e saúde no Brasil.
O evento, que acontece nos dias 1º e 2 de agosto, está sendo transmitido ao vivo pelo canal do FNS no YouTube, permitindo que um público amplo acompanhe as discussões e contribua para o avanço das práticas de gestão pública no setor de saúde.
Clique aqui para acessar a transmissão e confira na íntegra.